sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Minha opinião a respeito do dvd Roda Viva, dos Raimundos, lançado em 2011


OBS: Antes de começar a minha crítica, gostaria de deixar claro que o dvd Roda Viva veio num momento muito bem pensado pra banda que criou uma estratégia muito inteligente na volta a grande mídia. Primeiro, fizeram shows com a participação de Tico Santa Cruz, cantor do Detonautas, em 2010. Depois lançaram a inédita Jaws para download e logo depois gravaram o dvd Roda Viva que foi lançado em 2011 e trouxe mais olhares para o grupo que, consequentemente, passou a fazer mais shows. Até que em 2012 finalizaram essa fase de retomada com o cd em conjunto com o Ultraje a Rigor chamado O Embate do Século, para, enfim, mostrarem as 12 faixas do Cantigas de Roda que foi composto e gravado em 2013 e lançado no começo de 2014. Então foi essencial como parte de um processo longo que durou 4 anos mas que finalmente colocou o Raimundos em seu merecido lugar. Minha crítica é apenas na escolha do repertório, que poderia ter sido melhor.
O dvd Roda Viva, segundo dos Raimundos, mas primeiro pós-Rodolfo, teve repertório limitado por questão de direitos autorais, disseram os integrantes da banda numa entrevista. Mas se não fosse isso poderia ter sido melhor elaborado.

Até então o Raimundos somava 5 cds inteiramente de estúdio e 3 cds que eram parte de estúdio e parte ao vivo, além de um EP de 5 músicas lançado na web. Excluindo-se as versões ao vivo e covers restam 74 músicas que dessas eles pinçaram 25 para compor o dvd do recomeço do grupo.

Na verdade, como eles lançaram Jaws nesse trabalho, eles tinham 24 faixas para distribir o que julgavam ser o mais relevante para estar num trabalho de retomada.

Do primeiro cd, Raimundos, tocaram 5: Puteiro em João Pessoa, Palhas do Coqueiro, Rapante, Nêga Jurema, Bê a Bá e Marujo. Muito bem escolhidas essas.

Do segundo cd, Lavô Tá Novo, mandaram 7, mais da metade do cd que tem 12 faixas. Foi Tora Tora, Eu Quero Ver o Oco, Opa! Peraí, Caceta, O Pão da Minha Prima, Pitando no Kombão, Esporrei na Manivela e I Saw You Saying.

Até aqui a seleção está ótima, porém começa a ficar sem nexo. As 3 faixas inéditas do terceiro Cesta Básica ficaram de fora. Podiam ter incluído A Sua, mas não quiseram.

O mais pesado Lapadas do Povo, melhor disco na minha opinião, com as melhores letras e melhor base instrumental, eles rejeitaram completamente, nem uma entrou, o que foi um absurdo total. Cadê Andar na Pedra, Bonita, Nariz de Doze e Baile Funky? Eram essenciais!!!

Do quinto Só no Forévis, mais popular do grupo, incluíram 6, praticamente metade do disco. Estão Mulher de Fases, A Mais Pedida, Me Lambe, Pompem, Deixa eu Falar e Aquela. Eu trocaria Aquela por Língua Presa.

Do MTV, pegaram Reggae do Manêro. Nem precisava.

O mesclado sétimo Éramos 4 também ficou de fora. Sanidade poderia ter entrado.

Kavoovakavala, o álbum de menor relevância do grupo, lançado após a saída do antigo vocalista, teve uma importância até estranha comparando-se com os anteriores: teve 4 faixas, sendo que o Lapadas nem teve uma sequer listada. Com todo respeito ao vocal do Digão, mas sem nexo essa escolha, no máximo 2 desse cd já estava bom e eu colocaria Vento Certo e Pegamutukalá que são muito melhores do que Fique Fique, Kavoovakala, Mas Vó e Baixo Calão.

Até o desconhecido EP aparece com 1 música, o que não dá pra entender a rejeição aos discos que não tiveram nem uma lembrança no setlist. Como é um dvd de recapitulação ficou bem desigual a seleção das músicas, o que poderia ter sido diferente. Mas eu colocaria Pemba Talk no lugar de Macaxeira.

Concluindo, eu excluiria 10 músicas das que estão no Roda Viva: Fique Fique, Aquela, Macaxeira, Mas Vó, Reggae do Manêro, Kavookavala e Baixo Calão. Trocaria por A Sua, Andar na Pedra, Baile Funky, Bonita, Nariz de Doze, Língua Presa, Sanidade, Vento Certo, Pegamutukalá e Pemba Talk.

Só que meu setlist acabou ficando com 29 músicas, então eu tiraria mais 4 só por falta de espaço mesmo: Pitando no Kombão, Marujo, Nariz de Doze e Pompem.

Ordenaria assim:
01 Baile Funky
02 Andar na Pedra
03 Deixa eu Falar
04 Pemba Talk
05 Jaws
06 Tora Tora
07 Rapante
08 Puteiro em João Pessoa
09 Eu Quero Ver o Oco
10 Língua Presa
11 Sanidade
12 Bê a Bá
13 Esporrei na Manivela
14 Nêga Jurema
15 Palhas do Coqueiro
16 Opa! Peraí, Caceta
17 Bonita
18 Mulher de Fases
19 Vento Certo
20 I Saw You Saying
21 A Mais Pedida
22 O Pão da Minha Prima
23 A Sua
24 Pegamutukalá
25 Me Lambe

Ficaria muito mais completo, tem músicas de todas as fases da banda. SHOW!

Nenhum comentário: