quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Minha opinião a respeito do disco Acústico MTV Charlie Brown Junior, lançado em 2003


O repertório do Acústico MTV Charlie Brown Junior, sexto disco da carreira da banda, deixou um pouco a desejar, na minha opinião. A banda poderia ter equilibrado melhor as 20 faixas do disco, selecionando entre seus 5 discos anteriores para montar seu setlist.

Colocaram 2 músicas inéditas: Não Uso Sapato e Vícios e Virtudes, sobrando assim 18 faixas para fazerem uma coletânea. Mas resolveram incluir 3 covers (Samba Makossa, Oba, Lá Vem Ela e Hoje), sobrando apenas 15 faixas.

Porém dessas 15, 1/3 é do primeiro álbum Transpiração Contínua Prolongada: Proibida Pra Mim, Quinta-feira, O Coro Vai Comê, Charlie Brown Junior e Tudo Que Ela Gosta de Escutar. Não resolveram incluir Aquela Paz que combinaria perfeitamente com o clima de um acústico.

Do segundo cd Preço Curto, Prazo Longo trouxeram apenas O Que é da Casa, é da Casa, Zóio de Lula e O Preço. Rejeitaram Chicano Skate Nos Cano, Cidade Grande e Hoje de Noite.

Do terceiro cd Nadando com os Tubarões selecionaram só Não é Sério, A Banca e Tudo Mudar. Deixaram de lado Pra Mais Tarde Fazermos a Cabeça, Talvez a Metade do Caminho e Transar no Escuro.

Do ótimo cd 100% Charlie Brown - Abalando a Sua Fábrica entraram apenas 3 faixas: Quebra-Mar, Tudo Pro Alto e Como Tudo Deve Ser. Se esqueceram de Descubra o que Há de Errado Com Você, Você Vai de Limusine, Eu Vou de Trem e Lugar Ao Sol.

Do excelente quinto cd Bocas Ordinárias míseras 2 faixas foram lembradas: Papo Reto e Só Por Uma Noite. Poderiam ter incluído Sou Quem Eu Sou, Hoje Eu Só Procuro a Minha Paz, e Bocas Ordinárias, Guerrilhas.

Ou seja, o primeiro cd foi mais privilegiado na escolha do repertório. Além disso, o Acústico MTV Charlie Brown Junior poderia ter sido melhor caso tivesse músicas da banda ao invés dos covers: Lugar Ao Sol trocaria por Oba, Lá Vem Ela, Você vai de Limusine, eu vou de trem trocaria por Hoje e Aquela Paz trocaria por Samba Makossa.

Cortaria também 11 faixas: O que é da Casa é da casa/Papo Reto, Não Uso Sapato, O Coro Vai Comê, Tudo Que Ela Gosta de Escutar, Não é Sério, A Banca, Quinta-feira, Só Por Uma Noite, Tudo Mudar, Proibida Pra Mim e Charlie Brown Junior. E incluiria no lugar delas: Sou Quem Eu Sou, Hoje Eu só Procuro a Minha Paz, Cidade Grande, Chicano Skate Nos Canos, Hoje de Noite, Transar no Escuro,Pra Mais Tarde Fazermos a Cabeça, Descubra o que Há de Errado Com Você, Talvez a Metade do Caminho e Bocas Ordinárias, Guerrilhas... E deixaria Vícios e Virtudes e uma faixa com todos os convidados (Marcelo D2, Negra Li e RZO, Marcelo Nova) cantando juntos a mesma música, que podia ser uma criação coletiva de todos.

Esse seria o jeito que eu faria o Acústico MTV Charlie Brown Junior.

Colocaria as faixas nessa ordem:
01 Chicano Skate Nos Canos
02 Cidade Grande
03 Pra Mais Tarde Fazermos a Cabeça
04 Sou Quem Eu Sou
05 Descubra o que há de Errado Com Você
06 Aquela Paz
07 Tudo Pro Alto
08 Zóio de Lula
09 Hoje Eu Só Procuro a Minha Paz
10 Transar No Escuro
11 Lugar Ao Sol
12 O Preço
13 Bocas Ordinárias, Guerrilhas
14 Hoje de Noite
15 Quebra-Mar
16 Talvez a Metade do Caminho
17 Você vai de limusine, eu vou de trem
18 Vícios e Virtudes
19 Como Tudo Deve Ser
20 Faixa Coletiva

OBS: Destaque para a versão que eles fizeram de Quebra-Mar, lançada originalmente como um surf music explosivo. Podiam ter mudado todas as músicas para uma versão mais light, ao invés de apenas tocarem no mesmo ritmo só trocando a guitarra pelo violão. Podiam ter usado uma percussão ao invés da bateria, incluído instrumentos de sopro e violinos, iria ficar bem mais interessante. Imagina Aquela Paz que já tem violino na versão original, ia ter ficado muito legal.

SHOW?

Nenhum comentário: