quarta-feira, 6 de maio de 2009

LOST - 1ªTEMP

Conheci LOST pela Rede Globo na estréia da 1ªTEMP em 2006. Não perdi um episódio. É o tipo de programa que prende a atenção, é complexo e com muito suspense.

A série é sobre um avião que cai numa ilha que esconde vários mistérios. Além desses mistérios, os sobreviventes estão misteriosamente ligados a essa ilha, e conhecemos suas histórias através de lembranças.

Um resuminho da 1ªTEMP:

Jack é o primeiro personagem que a gente conhece (nº4). Ele acorda no meio do mato e sai correndo até a praia, onde o avião está em pedaços. E salva (quase) todo mundo.

Ele conhece a Kate (nº3) e se tornam amigos. E começam a andar juntos. Charlie (nº5) fica empacando e se metendo em tudo o que eles decidem fazer. Do nada, um bicho urra na floresta derrubando as árvores. Ninguém o vê.

Sayid é o cara sagaz (nº2). Ele sabe tudo de tecnologia e conserta o rádio. Mas quando liga o rádio, tem uma mensagem bloqueando o sinal. Uma mensagem de uma mulher francesa. E a mensagem é emitida de algum local na ilha. (Aí suspeita-se que eles não estão sozinhos)

Sawyer é um cara revoltado com a vida, que gosta de pentelhar o saco dos outros (nº1). Um barulho na selva assusta o pessoal e ele saca a arma e mata um bicho. Quando vão ver descobrem que era um urso polar. (Mas como? Um urso polar numa ilha tropical?)

Locke é o careca misterioso (nº7). Tudo que ele fala tem alguma coisa subliminar. Todos acham que ele é um cara louco, mas só ele sabe o que esse acidente trouxe de bom pra ele. Ele era paralítico e voltou a andar na ilha. E se torna um caçador de comida. Esse milagre faz ele ter fé na ilha.

Charlie era baixista de uma banda e é viciado em heroína. Mas Locke dá várias lições a ele, o ajudando a se libertar. Uma das cenas mais bonitas da temporada é quando Charlie aprende o lado positivo de passar por provações:

Hurley era realmente o louco (nº6). Estava internado no hospício, recebeu alta e foi viver sua vida normal. Até que resolve jogar na loteria, e apostou os números que um colega de hospício repetia sem parar. E ganhou. Milhões e milhões. Mas depois disso tudo o azar tomou conta de sua vida, e ele culpou os números. O seu amigo do hospício dizia que os números eram malditos.

Boone e Shannon são irmãos, mas adotivos (nº13/14). Ela não tinha nada na vida e ele sustentava ela. Se sentem dois inúteis, aí então começam a buscar ajudar de alguma forma.

Claire chegou grávida na ilha (nº12). Alguns dias antes tinha ido num vidente que disse qual avião ela deveria pegar pra entregar seu bebê a um casal para o qual ela estava vendendo-o. Mas o avião cai na ilha e agora ela vai ter que cuidar dele de qualquer jeito.

Jin e Sun são dois coreanos que não sabem uma palavra em inglês (nº8/9). Isso pelo menos é o que você pensa. Ela traiu ele com um cara que deu aula pra ela, só que ninguém sabe disso. Ela ouve tudo quietinha. Ele ajuda os outros dando peixes, mas tem um ciúme horrível dela, principalmente quando Michael se aproxima.

Walt é o menino da história (nº11). Ele odeia o pai dele, então começa a andar com Locke, o caçador. O pai dele é o Michael (nº10) e eles não se conhecem muito. Michael e sua mãe se separaram quando ele era bebê, e depois da morte dela, ele que teve que segurar o pepino.

Esse é o grupo que se destaca entre os 48 sobreviventes e acabam liderando a situação. O resto meio que fica só na figuração, e fala uma frase ou outra. Eles esperam por resgate, mas não chega nada.

Claire, a grávida, é sequestrada e então descobrem que haviam pessoas na ilha antes do avião cair. Quando vão tentar trazê-la de volta encontram uma porta no chão. Na verdade era uma escotilha, um túnel enfiado no solo. Mas não conseguem abrí-la.

Locke fica obcecado por saber o que há dentro da escotilha, e tem um sonho com um avião e vê Boone ensanguentado.

Ele acorda e vai com Boone no meio da mata e encontram realmente o avião do seu sonho. Logo depois, Boone entra nele suspenso nas árvores. O avião cai lá de cima, e Boone acaba morrendo. (Ele foi o primeiro personagem principal a morrer e, pra mim, a morte mais triste da série)

No fim das contas, a tal mulher francesa do rádio aparece e leva eles até um navio no meio da selva. Pegam dinamite e explodem a porta da escotilha. Ela diz que os OUTROS estão vindo.

Michael constrói uma jangada e vai com seu filho e mais dois pro alto mar. Eles têm um radar que sinaliza um barco próximo. Eles soltam o sinalizador e são encontrados. Mas os caras do barco sequestram Walt e explodem a jangada, deixando eles boiando no meio do oceano.

A 1ªTEMP termina com a escotilha sendo aberta, e mostrando uma escuridão dentro dela.

A morte do Boone trouxe uma reação diferente para cada personagem.

Sua irmã adotiva Shannon, sentiu uma dor muito grande, pois sabia que o Boone era afim dela e o tratava mal só por diversão. E no momento de ver o seu corpo não resistiu ao choro.

Já para Locke, que estava com ele no momento do acidente que levou a sua morte, sentiu como se a ilha estivesse traindo ele, já que ele se entregou de corpo e alma a ela.

Jack, sempre querendo salvar todos, não aceitava que ele iria morrer. E mesmo transferindo seu próprio sangue a Boone percebeu que não adiantaria pois a perna dele estava esmagada por dentro prejudicando a circulação.

E toma uma atitude brusca: arrancar a perna de Boone fora. Mas no fim das contas, Boone acorda e pede para que Jack o deixe morrer, pois sabia que não haveria forma de ser salvo.

No mesmo momento que Boone morre, o filho de Claire nasce. No vídeo abaixo, o momento em que todos os sobreviventes vão ver o filho de Claire e Jack tem que avisar Shannon sobre o que aconteceu:

2 comentários:

Paula Renata disse...

Quantas saudades da 1a temporada. Não da pra deixar de notar como as coisas mudaram. Saber que 4 dos personagens principais ja morreram e dois estão em estado desconhecido, pensar na evolução de cada um deles. Ja passaram por tanta coisa e estão firmes, lindos e fortes, rs

Adoro LOST!

FRANCIS disse...

COM ESSA PALHINHA AGORA SEI QUEM É QUEM.
VC NARROU A 1ª TEMPORADA INTEIRA...
FICOU ÓTIMO!