domingo, 26 de abril de 2009

BELEZA AMERICANA


















Beleza Americana é parado, sem muita ação, sem efeitos especiais e odiado por muita gente. O filme tem cenas apelativas, palavrões, e comportamentos politicamente incorretos. E talvez isso faça a mensagem ficar um pouco apagada.

A história gira em torno de uma família composta por pai, mãe e filha. O casamento deles já esfriou a anos e demora pra eles assumirem isso. Eles se tornaram seres tão frios que perderam a espontaneidade e nem dão atenção pra filha Jane.

Kevin Spacey interpreta Lester, o pai (foto nº4). Um dia ele acorda e passa a ver a vida sob um ponto de vista lógico, o que faz seu comportamento mudar radicalmente. O primeiro passo é trocar seu emprego cheio de tarefas, pelo cargo de menos responsabilidade numa lanchonete.

Annette Bening é a mãe (foto nº3). Ela é muito simpática e quer sempre agradar a todos e cuida de sua imagem ao extremo, mas por trás esconde uma menina chorona e insatisfeita com sua vida. Ela trabalha vendendo casas e lamenta por não ser tão boa quanto seu concorrente.

Thora Birch é a filha (foto nº2). Os pais quase não dão atenção a ela. Ela é uma adolescente tímida e confusa, e uma das personalidades mais autênticas do filme. Mas essa solidão acaba quando ela descobre que tem um admirador: seu vizinho (foto nº1).

Enquanto Lester vai ficando cheio de fogo pra cima da amiga da sua filha, sua esposa começa ter um caso com o tal concorrente que ela tanto inveja. E, aos poucos, as máscaras vão caindo e revelando o que há por trás delas.

De todos esses personagens apenas 3 são sinceros com eles mesmos (o pai, a filha e o vizinho) e vivem conforme suas vontades. Os outros vivem de acordo com a opinião dos outros e fazem de tudo para que não descubram quem de fato são.

Por exemplo, a amiga da filha de Lester passa o filme inteiro contando seus casos sexuais, e na hora H assume que ainda é virgem (foto nº6).

E o pai do vizinho (foto nº5), tem todo seu discurso contra os homossexuais da vizinhança, até chega a agredir o filho achando que ele é gay, mas no fim ele surpreende a todos quando vai até Lester e o beija. Aí, então descobre que cometeu um engano, e volta a se trancar atrás de seus muros.

Um trecho do filme:

Nenhum comentário: